Dr. Marcos Mestriner – Ortopedista Especialista em Joelho

As tendinites e bursites do joelho são condições médicas comuns que afetam a articulação do joelho.

Este artigo foi escrito com o objetivo de fornecer informações detalhadas sobre as causas, sintomas e opções de tratamento para cada tipo de tendinite e bursite que pode acometer o joelho, que causam perda da qualidade de vida e, em alguns casos, risco de sequelas.

O Que São Tendinites e Bursites do Joelho?

Antes de começarmos, é importante definirmos algumas coisas:

  • Um tendão é uma estrutura de colágeno muito resistente que conecta um músculo ao osso.
  • Uma bursa, por sua vez, é uma bolsa preenchida com uma fina camada de líquido lubrificante (chamado líquido sinovial) que circunda um tendão para lubrificá-lo e evitar o seu atrito excessivo contra o osso.
  • Em Medicina, o sufixo -ite significa “inflamação”.

Portanto, tendinite é a inflamação de algum tendão e bursite é a inflamação de alguma bursa.

Pelo fato de as duas estruturas estarem uma ao lado da outra, anatomicamente falando, tendinite e bursite são consideradas condições “irmãs”, que acontecem muitas vezes em associação e pelas mesmas causas.

Por serem de natureza inflamatória, as tendinites e bursite do joelho causam sintomas bastante incômodos, como veremos adiante.


Dr. Marcos Mestriner

Especialista em Tendinites e Bursites do Joelho

Mais de 10 Anos de Experiência

  • Formado e especializado em Cirurgia do Joelho pela Santa Casa de São Paulo
  • Pós-Graduado pela UNIFESP
  • Membro do Grupo de Joelho e do Grupo de Trauma Ortopédico da Santa Casa de São Paulo
  • Membro da SBOT e da SBCJ
  • Autor e coautor de diversos artigos científicos

Causas das Tendinites e Bursites do Joelho

Toda situação que possa gerar um processo inflamatório nos tendões e bursas pode ser a causa, sendo as mais comuns:

  1. Sobrecarga: Lesões por esforço repetitivo ou uso excessivo dos músculos e tendões do joelho (como nos esportes) podem levar a tendinites.
  2. Trauma: Lesões agudas, como uma queda ou impacto direto, ou ainda pequenos traumas repetitivos (como ajoelhar-se várias vezes ao dia) podem desencadear tanto tendinites quanto bursites.
  3. Artrite: Algumas doenças que causam artrite (ou seja, que causem inflamação articular), como a artrite reumatóide, podem aumentar o risco de desenvolver tendinites e bursites.
Sobrecarga pode ser causa de tendinites no joelho, em especial durante atividades físicas, quando o gesto esportivo é feito de modo incorreto ou exagerado.

Sintomas das Tendinites e Bursites do Joelho

Os sintomas mais comuns incluem:

  1. Dor no joelho, especialmente ao mover a articulação.
  2. Aumento de volume (inchaço) geralmente em um local específico do joelho (como a parte da frente, por exemplo).
  3. Sensibilidade (dor à palpação) na área afetada.
  4. Rigidez da articulação, que acontece geralmente pela manhã ou após períodos de inatividade.
  5. Diminuição da amplitude de movimento do joelho: perde-se a capacidade de se esticar e/ou de se dobrar completamente o joelho.

Tipos de Tendinites do Joelho

Existem vários tipos de tendinites que podem afetar o joelho humano, dependendo do tendão envolvido e da área específica do joelho afetada. Os tipos mais comuns de tendinite do joelho são:

1. Tendinite Patelar

Esta é a forma mais comum de tendinite do joelho. Afeta o tendão patelar (também chamado de ligamento patelar), que conecta a patela (também chamada de rótula) à tíbia (o osso da perna).

Também é conhecida como “joelho do saltador” (jumper’s knee”, em inglês) devido à sua associação com atividades de salto, como vôlei e basquete.

Se caracteriza por uma dor abaixo da patela, na sua extremidade distal (“ponta de baixo” desse osso).

É uma tendinite que, em estágios avançados, pode resultar numa lesão (ruptura) do Tendão Patelar, com potencial de causar sequela grave (perda da capacidade de esticar ativamente o joelho).

Tendinites do joelho
Tendinite patelar
Destacado em vermelho, o local de inflamação e dor na Tendinite Patelar, conhecida também como “joelho do saltador” (“jumper’s knee”)

2. Tendinite Quadricipital

Também conhecida como Tendinite do Quadríceps, esta forma de tendinite envolve o tendão do músculo quadríceps, que está localizado na parte da frente da coxa e se insere na patela.

A tendinite do quadríceps se caracteriza por dor na parte superior do joelho, na extremidade proximal da patela (“ponta de cima” desse osso).

De modo similar à tendinite patelar, a tendinite quadricipital, em estágios avançados, pode resultar numa lesão (ruptura) do Tendão Quadricipital, com potencial de causar sequela grave (perda da capacidade de esticar ativamente o joelho).

3. Tendinite do Bíceps Femoral

Esta condição afeta o tendão do músculo bíceps femoral, que está localizado na parte posterior e lateral da coxa e se insere na cabeça da fíbula, que é a proeminência óssea facilmente palpável na porção “de trás” e “de fora” da articulação.

A tendinite do bíceps femoral geralmente causa dor na parte de trás do joelho.

4. Tendinite da “Pata de Ganso”

Também conhecida como Tendinite dos Isquiotibiais ou Tendinite Anserina, esta forma de tendinite envolve os chamados tendões da “pata de ganso”, que são três: os tendões dos músculos sartório, grácil e semitendíneo (também chamados de tendões flexores ou isquiotibiais).

Esses tendões estão localizados na parte posterior e medial do joelho (“atrás e na parte de dentro”) e se inserem juntos na face interna da tíbia (osso da perna, bem próximo ao joelho).

É comum em corredores e geralmente causa dor na região interna do joelho (face medial).

Os tendões da pata de ganso são comumente utilizados como enxertos para reconstrução de ligamentos rompidos, como o ligamento cruzado anterior (LCA).

5. Tendinite do Poplíteo

O Tendão Poplíteo está localizado na parte de trás do joelho, no local anatômico denominado “fossa poplítea”.

Essa tendinite, mais rara, geralmente causa dor na parte de trás do joelho, especialmente ao se dobrar a articulação.

Tipos de Bursites do Joelho

De modo similar, são vários os tipos de bursites que podem acometer o joelho humano:

1. Bursite Pré-Patelar

É a inflamação da bursa que está localizada na “ponta” do joelho, bem à frente da patela.É causada geralmente por excesso de pressão sobre os joelhos, como ajoelhar-se frequentemente. Geralmente causa um inchaço localizado e bem evidente na parte da frente do joelho.

Bursite do joelho
Bursite Pré-Patelar

2. Bursite Infra-Patelar:

Envolve a inflamação da bursa localizada logo abaixo da patela, localizada em frente ao tendão patelar.Geralmente é causada pelo impacto repetido na área, ou também devido a atividades com muitos saltos – à semelhança da Tendinite Patelar.

3. Bursite da Banda Iliotibial

A banda iliotibial (também chamada de trato iliotibial) é um tecido firme e espesso que se estende desde a parte externa do quadril até a face externa do joelho.

A bursite nessa região é frequentemente associada a atividades esportivas que envolvem corrida ou ciclismo, causando dor parte externa do joelho geralmente após um período relativamente constante de atividades (por exemplo: após 20 minutos desde o início da corrida).

Essa condição é conhecida também como Síndrome do Atrito Iliotibial (ou Síndrome da Banda Iliotibial)

Síndrome da banda iliotibial
Local de inflamação e dor (em vermelho) na Síndrome do Atrito Iliotibial

4. Bursite da “Pata de Ganso”

Também conhecida como Bursite Anserina ou Bursite Subsartorial, esta bursite ocorre na parte interna do joelho, no mesmo local da Tendinite da “Pata de Ganso“, descrita anteriormente nesse artigo – ela envolve as bursas dos tendões do sartório, grácil e semitendíneo. Pode ser causada por esforço excessivo ou lesões. Geralmente é associada a atividades que envolvem flexão e extensão repetitiva do joelho, como corrida ou agachamentos.

Bursite anserina
Local de inflamação e dor (em roxo) na Bursite da Pata de Ganso (ou Bursite Anserina)

Diagnóstico das Tendinites e Bursites do Joelho

O diagnóstico de tendinites e bursites do joelho envolve um exame físico bem executado (ou seja: o médico precisa examinar, colocar a mão sobre o joelho e identificar o local de maior sintoma), histórico médico e, frequentemente, exames de imagem, como a ressonância magnética, para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade do problema.


Google Meu Negócio – Dr. Marcos Mestriner

Doctoralia – Dr. Marcos Mestriner


Tratamento das Tendinites e Bursites do Joelho

O tratamento adequado depende do tipo de tendinite ou bursite, da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais do paciente.

De modo geral, as opções de incluem:

  1. Repouso e Gelo: Descanso é fundamental para permitir o “arrefecimento” do processo inflamatório (deixar o joelho “esfriar”), a cicatrização dos tendões e das bursas inflamadas. A aplicação de gelo ajuda a reduzir o inchaço e a dor, pois contribui para diminuir o processo inflamatório.
  1. Medicamentos: Anti-inflamatórios ou analgésicos podem ser prescritos para aliviar a dor e a inflamação. No entanto, a prescrição de anti-inflamatórios NUNCA deve ser por um período prolongado, estando indicado em geral por, no máximo, 7 dias.
  1. Fisioterapia: Exercícios específicos (de fortalecimento e de alongamento) bem orientados permitem o fortalecimento e o reequilíbrio da musculatura ao redor do joelho, geralmente anulando ou reduzindo as forças que geraram o processo inflamatório no médio/longo prazo.
  1. Injeções ou Infiltrações: Em alguns casos específicos (porém, NÃO em todos), injeções de corticosteróides podem ser usadas para controlar o processo inflamatório.
  1. Cirurgia: Em situações raras, em geral em casos crônicos e mais graves, a cirurgia pode ser necessária para reparar tendões, ressecar porções de tendão degenerado (“estragado”) ou drenar uma bursa inflamada, dessa forma auxiliando no processo de cicatrização e cura.
Bursite do joelho
Bursite Pré-Patelar sendo tratada com infiltração de corticoesteróide

Prevenção das Tendinites e Bursites do Joelho

Para prevenir tendinites e bursites do joelho, é importante praticar atividades físicas bem orientadas, com técnicas corretas de execução dos movimentos (como agachamentos, por exemplo), evitar excesso de esforço (como carga exagerada ou número excessivo de repetições) e fortalecer e alongar os músculos ao redor do joelho.

O uso de equipamentos de proteção, como órteses (joelheiras), e até mesmo a aplicação de taping (geralmente realizado por fisioterapeutas ou quiropratas) eventualmente também podem ajudar a reduzir impactos e a prevenir lesões.

Taping Joelheira Brace Instabilidade patelar Luxação da patela
Joelheiras e taping podem ser utilizados para tratamento e prevenção das tendinites e bursites do joelho

Vale dizer que algumas tendinites são consideradas mais graves que outras, como a Tendinite Patelar e a Tendinite Quadricipital.

Isso porque elas podem, em estágio avançado, levar a uma lesão completa (ruptura) desses tendões.

Se uma lesão completa do Tendão Patelar ou do Tendão Quadricipital acontecer, o tratamento deverá ser obrigatoriamente cirúrgico na grande maioria dos casos, e realizado em caráter de urgência (assim que possível), uma vez que essas lesões levam a uma perda completa da capacidade de esticar o joelho.

Lesão do Tendão Patelar, que pode ocorrer num tendão fragilizado por uma Tendinite Patelar

Fatores de Risco para Bursites e Tendinites do Joelho

É importante ressaltar alguns fatores de risco (ou seja, situações que aumentam o risco) para ocorrência de tendinites do joelho:

  • Doenças crônicas: algumas doenças prejudicam diretamente a qualidade e a capacidade de cicatrização dos tendões, levando à um risco aumentado de tendinite. De modo específico, as doenças que levam a uma diminuição da função dos rins (insuficiência renal crônica – IRC) são fatores de risco para tendinites de difícil tratamento, em especial do Tendão Quadricipital.
  • Uso de esteróides anabolizantes: o uso (e abuso) de medicamentos para ganho de massa muscular é também um importante fator de risco para tendinites, podendo inclusive levar a ruptura tendínea, em especial do Tendão Patelar.

Conclusão

As tendinites e bursites do joelho são condições que afetam a articulação do joelho e que podem causar desconforto significativo, impedindo a prática de atividades esportivas ou de lazer, o que acaba por impactar negativamente na qualidade de vida.

O tratamento adequado depende do tendão ou bursa acometida, da causa e da gravidade dos sintomas, e é importante procurar orientação médica para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.

Se você ou alguém que você conhece está sofrendo com alguma tendinite ou bursite no joelho, consulte um ortopedista.

Com mais de 10 anos de experiência, eu posso te ajudar a recuperar sua mobilidade e qualidade de vida.

Fonte: Knee tendonitis and bursitis

Leia mais:


Dr. Marcos Mestriner

Ortopedia e Traumatologia

Especialista em Cirurgia do Joelho

  • Mais de 10 anos de experiência tratando lesões do joelho
  • Formado e especializado em Cirurgia do Joelho pela Santa Casa de São Paulo
  • Pós-Graduado pela UNIFESP
  • Membro do Grupo de Joelho e do Grupo de Trauma Ortopédico da Santa Casa de São Paulo
  • Membro da SBOT e da SBCJ
  • Autor e coautor de diversos artigos científicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *